Prefeitos da AMEPAR avançam em pautas estratégicas durante Reunião Extraordinária de 2024

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR) participaram, nesta sexta-feira (23), da I Reunião Extraordinária do ano de 2024, convocada pelo presidente da associação, Sérgio Onofre, prefeito de Arapongas. A pauta incluiu temas relevantes como o “Período Eleitoral”, “II Copa Futebol AMEPAR” e apresentações de empresas privadas sobre soluções para os entes públicos.

Onofre deu início à reunião abordando assuntos internos da AMEPAR, submetendo à votação a proposta de construção de uma nova ala para reuniões em uma viela ao lado da sede da associação. Vale ressaltar que essa área foi doada pela prefeitura de Londrina no final do ano passado (2023). A ampliação visa proporcionar um espaço interno mais amplo, capaz de acomodar reuniões com mais de 100 pessoas. Além disso, foram discutidos outros tópicos, como a realização da II Copa Futebol AMEPAR, um dos campeonatos mais aguardados na região do Médio Paranapanema.

Outra decisão tomada durante a reunião foi a aprovação, por unanimidade, de duas importantes pautas: a reestruturação do estatuto que regula as normas da associação e a continuidade da realização da II Copa Futebol AMEPAR. Essas deliberações refletem o consenso entre os prefeitos membros, consolidando a importância dessas iniciativas para a região.

O presidente da AMEPAR colocou à disposição dos gestores municipais o suporte jurídico da associação para fornecer esclarecimentos sobre o período eleitoral. Reconhecendo a importância de orientações legais precisas durante esse momento crucial, a iniciativa visa proporcionar uma assessoria especializada que auxilie os prefeitos na condução de suas atividades dentro dos parâmetros legais.

Duas empresas compartilharam suas propostas durante a reunião:

A COCARI destacou um inovador Sistema de Integração Piscicultura, abrindo oportunidades para diversificação de renda nas propriedades rurais da região da AMEPAR. Considerando o vasto potencial hídrico local, a COCARI oferece um pacote completo que inclui fornecimento de alevinos/juvenis, ração, assistência técnica, despesca e processamento do pescado. Essa abordagem integral visa não apenas incentivar a atividade piscicultura, mas também promover a sustentabilidade econômica nas áreas rurais.

Outra empresa que participou da explanação foi o Centro Brasileiro Inovação e Sustentabilidade – CEBIS, através da empresa OXITEC, introduzindo uma solução revolucionária chamada “Aedes do Bem”, . Essa inovação se destaca como uma alternativa democrática e eficaz para reduzir a população de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A proposta consiste na introdução no ambiente de mosquitos machos “autolimitantes”, que, ao cruzarem com as fêmeas, geram descendentes apenas machos, os quais herdam a característica autolimitante. Esses mosquitos machos não picam nem transmitem doenças, e a característica é perpetuada nas gerações seguintes. Vale ressaltar que as fêmeas não sobrevivem até a fase adulta.

Para os municípios interessados nessas soluções inovadoras, recomenda-se entrar em contato diretamente com os escritórios das respectivas empresas. Essas iniciativas demonstram um esforço conjunto para trazer soluções práticas e sustentáveis para desafios específicos enfrentados pelos municípios da AMEPAR.

“A relevância desta reunião foi indiscutível, uma vez que conseguimos deliberar sobre diversos temas cruciais para o ano de 2024. Mantemos nossa dedicação inabalável ao trabalho em prol dos nossos municípios,” destacou Sérgio Onofre.