ARAPONGAS

Habitantes:115.412

História

ArapongasSituada na região do Norte do Paraná, nasceu por iniciativa da Companhia de Terras Norte do Paraná, pioneira no povoamento da região. Assim como as cidades fundadas pela companhia, teve todo o seu desenvolvimento baseado em um plano diretor. Seu idealizador e fundador foi William da Fonseca Brabason Davids, diretor da empresa e que , na época da fundação de Arapongas exercia o cargo de Prefeito Municipal de Londrina.

A colonização de Aarapongas começou em 1935, com o comerciante francês Renê Cellot e sua filha Geanine Cellot comprando os primeiros lotes de terrenos, destinados à construção urbana. No mesmo ano foi aberto e vendido o primeiro lote agrícola ao agricultor brasileiro Floriano Freire. Imediatamente, diversos outros lavradores, de diferentes nacionalidades, fixaram residência no lugar e se estabeleciam com casas de comércio.

Arapongas continuou a fazer parte do território do município de Londrina até o ano de 1943, quando foi criado o município de Rolândia, ao qual passou a pertencer, como distrito judiciário. Em 10 de outubro de 1947, Arapongas foi desmembrada de Rolândia, tornando-se município.

Acesse o site da prefeitura

Galeria de Fotos

[av_masonry_gallery ids=’649,650,651,652,653,654′ items=’24’ columns=’4′ paginate=’pagination’ size=’fixed’ gap=’no’ overlay_fx=” container_links=’active’ id=” caption_elements=’none’ caption_styling=” caption_display=’always’ color=” custom_bg=” av_uid=’av-u3jh’]