Curso sobre o PAR reúne 110 profissionais da educação em Londrina

Evento promovido pela AMEPAR, AMP e Itaipu Binacional atingiu 32 municípios

O curso  “Planejamento do PAR, FUNDEB, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério ” , mobilizou a região. Realizado na última terça-feira, dia 20 de fevereiro, no auditório da Unopar do Jardim Pisa, em Londrina, ele contou com a presença 110 profissionais, entre  professores, diretores de escolas, secretários de educação e engenheiros das prefeituras da região da AMEPAR – Associação dos Municípios do Médio Paranapanema, além de profissionais de prefeituras de 17 municípios de outras regiões.

Resultado de uma parceria entre AMEPAR e AMP, com o patrocínio da Itaipu Binacional, ele tem como objetivo capacitar as equipes das prefeituras para que possam captar os recursos disponibilizados pelo governo federal.  Durante o curso os palestrantes esclareceram dúvidas e orientaram os participantes sobre as melhores formas de cumprir as exigências do sistema.

O professor Jacir Bombonato Machado, consultor para assuntos da Educação da AMP – Associação dos Municípios do Paraná, explica que o sistema é complexo. “Ele é trabalhoso porque exige conhecimento e alimentação constante para que o financiamento dos projetos, mesmo depois de aprovados,  não sejam interrompidos, prejudicando os municípios”, afirma. Hoje  117 municípios do Paraná estão com sistema travado, impossibilitados de dar continuidade às obras ou apresentar novos projetos. E pelo menos 60 obras estão correndo o risco de serem excluídas em todo o Estado.

 

 

 

 

 

 

“Por isso oferecer esta capacitação é tão importante”, frisa o palestrante. O curso em Londrina foi o décimo de um pacote de  18 cursos que serão ministrados até julho. “ A Itaipu acredita que além de produzir energia, tem uma missão social e escolheu a educação como foco de investimento. Sabemos que capacitando as equipes da educação dos municípios estamos garantindo melhores condições de aprendizado e promovendo a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o diretor financeiro Executivo da Itaipu Binacional, Marcos Stamm.

O prefeito de Cambé, Zé do Carmo, representou a AMEPAR na abertura do evento. E aproveitou a oportunidade para elogiar o empenho dos servidores e profissionais que participaram do curso. ” Ver tantos dispostos a aprender, investindo no conhecimento para servir melhor a sua comunidade é animador. Estão todos de parabéns.”, disse.

O arquiteto e urbanista Tiago Randuz, especialista na área e ex coordenador  geral de infraestrutura Educacional do FNDE e o advogado e membro titular do Conselho Estadual do Fundeb do Paraná, José Dorival Perez, participaram como palestrantes do curso.