Convênio beneficia 175 pequenos produtores em Centenário do Sul

Pequenos e médios produtores rurais de Centenário do Sul já estão sendo beneficiados pelas obras para preservação do solo e água em microbacias. Por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico – Departamento de Agricultura, em parceria com a EMATER, dois planos de Ação de Gestão de Solos e Água em Microbacias vão contemplar os produtores da Água do Pito e Água Centenário.

O Convênio assinado com o governo do estado vai investir R$ 385.070,00 (trezentos e oitenta e cinco mil e setenta reais) e atender 175 pequenos produtores da agricultura familiar. O repasse será feito por meio de produtos e serviços de acordo com a demanda constatada no plano de ação.

Os recursos são a fundo perdido e servirão, entre outras coisas, para a aquisição de calcário, aquisição de adubo superfosfato simples,  materiais para a proteção de nascentes e fontes de água e serviços de terraceamento com trator de pneu e pá carregadeira e integração de estradas e lavouras.

O objetivo deste plano de ação é reduzir as perdas de solo, água, e elementos minerais, por meio do controle de erosão hídrica. Aumentar a produtividade das atividades agropecuárias desenvolvidas. Proteger as nascentes disponibilizando água em quantidade e com qualidade na microbacia. Diminuir a contaminação de solos e água na microbacia. Melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias que vivem nessas microbacias.

O manejo adequado do solo com a aplicação do plano de Ação de Gestão de Solos e Água em Microbacias em Centenário do Sul irá garantir maior produtividade nas lavouras e qualidade de vida para a agricultura familiar centenariense”, destacou o prefeito Luiz Nicacio.

Precisamos minimizar os impactos ambientais adotando práticas sustentáveis que promovam a conservação dos solos, da água e do meio ambiente conscientizando os produtores quanto aos benefícios das ações aplicadas”. Explicou Jonas Zaramelo (Bimba) – Técnico agrícola da Emater – cedido ao município.

 

 

Fotos: Jonas Zaramelo (Bimba)

Fonte: Assessoria de Comunicação de Centenário do Sul