AMP integra esforços para que Paraná cumpra metas dos ODS

A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) faz parte do grupo de organizações públicas e privadas que se reuniu em Curitiba para intensificar os esforços do Paraná para cumprir as metas previstas nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável),  Agenda 2030 e Programas das Cidades (ODS).

A AMP foi representada no encontro pelo prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, que também preside a Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba). O prefeito destacou o empenho dos municípios do Estado para se adequar às metas.

Comanda pelo secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, a reunião objetivou melhorar a coordenação do processo de ações para alcançar de forma mais segura as metas dos ODS. “Estamos sendo privilegiados pela Organização das Nações Unidas com a oportunidade de nos tornarmos centro de referência sobre a implementação destes objetivos”,  afirmou. Barros quer apresentar, até o final do ano, um relatório do que o Paraná está fazendo para cumprir as metas.

Adesão formal

A AMP aderiu formalmente ao “Movimento Nacional ODS Nós Podemos”, em julho do ano passado, durante solenidade promovida na Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos, em Curitiba.

O documento contém nove compromissos que a diretoria da AMP assumiu com o movimento – iniciativa criada em 2004 pelas Nações Unidas que objetiva melhorar as condições de vida da sociedade, na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Os ODS são uma agenda mundial que compreende 17 objetivos e 169 metas, a serem atingidos até o ano 2030.

Em outubro, foi a vez dos presidentes das 19 Associações Regionais de Municípios do Paraná assinarem, em Curitiba, o Termo de Adesão à Agenda 2030, aos 17 Objetivos e às 169 metas de Desenvolvimento Sustentável. A adesão das micros foi proposta pela Diretoria da AMP.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMP