DA REDAÇÃO | Edição de 17 de April de 2021
O presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), de Arapongas, marcou para o próximo dia 27, às 10 horas, uma reunião dos 22 prefeitos que integram a associação com o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), João Carlos Ortega. O encontro será através de videoconferência tendo em vista a pandemia do coronavírus que afeta todo o Paraná e o País.

Segundo Onofre, o objetivo é conhecer e discutir os programas e recursos que o governo do Estado tem disponíveis para os municípios através da Sedu, quais são os recursos a fundo perdido ou financiados, qual a capacidade de endividamento de cada prefeitura e de que maneira as administrações municipais devem encaminhar suas prioridades. A reunião virtual também será uma maneira de os prefeitos novos se inteirarem do funcionamento de todas as secretarias e órgãos do governo do Estado, que tem no comando geral o governador Ratinho Junior (PSD).
Sérgio Onofre observa que o mandato dos atuais prefeitos ainda está no começo, por isso nem todos ainda estão familiarizados com aquilo que o Estado tem a oferecer para os municípios em termos de investimentos. “A reunião com o secretário João Ortega será uma reunião de trabalho que eu acredito será bastante produtiva para todos os prefeitos que integram a Amepar”, afirma Onofre.

PANDEMIA
O presidente da Amepar salienta que, em função da pandemia da Covid-19, todas as prefeituras estão fazendo investimentos na saúde pública, o que acaba afetando indiretamente outros setores. Conforme assinala, a prioridade das administrações municipais hoje é salvar vidas, porém os recursos são escassos.
“A pandemia é um dos maiores problemas enfrentados hoje pelos prefeitos, seja de grandes, médios ou pequenos municípios, porque o vírus não escolhe cidade para atacar”, observa Onofre, reclamando que as prefeituras não têm recebido do governo federal recursos suficientes para enfrentar a Covid-19.