SERTANÓPOLIS

SertanópolisHabitantes: 16.429

História

O município começou a ser povoado a partir de 1924.. Algumas das famílias vindas do Estado de São Paulo tornaram-se proprietárias de terras, aproveitando o regime oficial de colonização, em face à crescente expansão econômica e social de São Paulo, pois viram nas terras de Sertanópolis excelente qualidade para a cultura do café.

Dessas famílias, o primeiro que se tem notícia foi Francisco G. da Silva, que já morava às margens da água da Taboca, num rancho de palmito nas imediações do atual campo de aviação, quando ali chegaram os primeiros mateiros enviados pela companhia colonizadora. Em 1923, vinda do Estado de São Paulo, chega uma comitiva enviada pelo concessionário das terras para iniciar a demarcação dos lotes de Sertanópolis. Assim teve início a constituição da “Cidade Sertão”, isto é, Sertanópolis, denominação pela qual passou a ser conhecida em toda a região por onde passaram os primeiros colonizadores.

Em 1926 a Colônia de Sertanópolis possuía cerca de 50 moradias, 5 casas comerciais, uma pensão, uma farmácia e uma máquina de beneficiar arroz. Em 1929, a Colônia já possuía uma população de 500 pessoas e, a 10 de abril, criava-se o município de Sertanópolis.
Em 1934, depois da crise cafeeira, foram criados muitos pequenos engenhos produtores de açúcar, desenvolveu-se a cultura de suínos e diversificação da produção agrícola consolidou o desenvolvimento do município.

Acesse o site da prefeitura

Confira a galeria de imagens

[av_masonry_gallery ids=’844,843′ items=’24’ columns=’4′ paginate=’pagination’ size=’fixed’ gap=’no’ overlay_fx=” container_links=’active’ id=” caption_elements=’none’ caption_styling=” caption_display=’always’ color=” custom_bg=” av_uid=’av-b01zt’]