PITANGUEIRAS

PitangueirasHabitantes: 3.107

História

Em 1942, Antônio Rodrigues Paes doou um alqueire de suas terras em Rolândia para a formação do então chamado patrimônio de Santo Antônio administrado pela Igreja Católica. No ano seguinte, inaugurou-se a igreja matriz de Santo Antônio com uma missa rezada pelo padre Bernardo Merckel. Dentro do Patrimônio de Santo Antônio, começou a crescer uma povoação, inicialmente formada por um pequeno comércio, bar, farmácia e casas de cerealistas.

A região onde estava o Patrimônio de Santo Antônio foi elevada a distrito administrativo de Rolândia em 1954 com o nome de Pitangueiras, em referência ao rio Pitangueiras. Os moradores mais antigos afirmam que o nome deve-se à grande quantidade de pitangueiras que havia na região.

Em 1960 a região passou a constituir um Distrito Judiciário com a instalação de um Cartório Distrital. O processo de emancipação política foi estimulado pelo pároco local, padre Cózimo Damiani. Os recursos da própria comunidade foram utilizados na construção de casas populares em terrenos doados o que causou o rápido crescimento populacional do então distrito.O município de Pitangueiras foi desmembrado de Rolândia em 1990 e instalado em 1993.

Acesse o site da prefeitura

Confira a galeria de imagens

[av_masonry_gallery ids=’812,811′ items=’24’ columns=’4′ paginate=’pagination’ size=’fixed’ gap=’no’ overlay_fx=” container_links=’active’ id=” caption_elements=’none’ caption_styling=” caption_display=’always’ color=” custom_bg=” av_uid=’av-9j8qr’]