JATAIZINHO

JataizinhoHabitantes: 12.504

História

O município teve sua origem no século XIX: pela lei n° 333, de 12 de abril de 1872, foi criada a freguesia de Jataí, com sede na colônia militar do mesmo nome. Teve grande importância no cenário do norte pioneiro nos séculos XIX e XX, sendo um polo regional e servindo de referência para as demais cidades que estavam por surgir.

Teve como grande expoente na sua colonização o frei italiano Timotio de Castelnuovo, que desempenhou entre outras funções catequizar os indígenas que ali se encontravam . Outro personagem importante para a cidade foi a professora leiga Adelia Antunes Lopes, que ficou responsável por ensinar as primeiras letras àquele povo. Um dos fatores que dificultaram o progresso de Jataí (assim que era chamada) foi o surto de malária no início do século XIX; outro fator foi a falta de subsídios que a cidade tinha a oferecer aos imigrantes recém chegados, mas contava com pensões e uma estação ferroviária movimentada.

Em 1929, através da lei n° 2.614, a freguesia foi elevada à categoria de cidade, posteriormente, pelo decreto-lei n° 7.573, de 20 de outubro de 1938, o município foi extinto, passado seu território a fazer parte do município de São Jerônimo. A atual designação de Jataizinho deu-se a 30 de dezembro de 1943, em decorrência da lei n° 199, em 10 de outubro de 1947, pela Lei n° 2, Jataizinho foi restaurada à categoria de município. Um dos seus principais prefeitos foi Orlando Salles Striquer.

Acesse o site da prefeitura

Confira a galeria de imagens