Pacto Global divulga capacitação e financiamento para Municípios na área climática

  • 21 de novembro de 2019

21/11/2019

A preocupação com o clima é uma das vertentes da Agenda 2030. Composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), a Agenda traz no seu ODS 13 o Combate às alterações climáticas, que visa tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

Entre os desafios a serem superados está o de combater a mudança global do clima e promover o desenvolvimento sustentável, através da promoção da educação e aumento da conscientização. Para auxiliar nessa capacitação, o Pacto Global de Prefeitos disponibiliza uma série de capacitação on-line para os Municípios que desejam ampliar seus conhecimentos técnicos em ação climática.

As sessões ao vivo dos webinários se encerraram no último dia 7 de novembro, mas as gravações e conteúdos podem se encontram disponibilizados a todos que desejarem partilhar do conhecimento sobre a temática. Foram dez sessões apresentadas em português e espanhol por 52 representantes de 21 Organizações que compartilham conhecimento e experiências acumuladas sobre a temática. Além das apresentações técnicas, em cada sessão uma cidade signatária do Pacto foi convidada a compartilhar sua experiência ao vivo, buscando valorizar a diversidade das boas práticas.

Chamadas Abertas
Durante o décimo webinário da série sobre Financiamento Climático, foram divulgadas duas oportunidades que estão abertas. A organização The Lab está identificando formas de investir em ações sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável que geram impacto. Os Municípios e organizações que tenham uma Boa Prática sobre o tema podem se inscrever.

Com a temática Impulsionando o investimento sustentável, a primeira iniciativa visa conhecer práticas de acesso à energia sustentável, cidades sustentáveis, agricultura sustentável e soluções baseadas na natureza. As ações visam as geografias da Índia, Brasil e África Austral. Também são aceitas ideias direcionadas a outros setores e países em desenvolvimento. O prazo para envio de conteúdo é até 20 de dezembro.
Já a segunda chamada é para o Programa de Ações Transformadoras (TAP, na sigla em inglês). As inscrições vão até 15 de dezembro, e o objetivo é apoiar ações transformadoras que visam catalisar e melhorar os fluxos de capital para cidades, vilas e regiões, além de fortalecer a capacidade de acessar financiamento climático e atrair investimentos. Municípios, Estados e parceiros podem apresentar candidaturas no portal do programa.

O que é o Pacto  
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia é uma aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta à mudança climática, reduzindo seus impactos inevitáveis e facilitando o acesso à energia sustentável e acessível para todos.

As cidades e governos locais são agentes de mudança e líderes na ação climática: localidades do Pacto servem de exemplo, aumentando a ambição de outras cidades e em todos os níveis de governo.

Fonte: Agência CNM de Notícias, com informações do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia