Municípios podem concorrer a prêmio de sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente

  • 18 de novembro de 2019

18/11/2019

Até 16 de dezembro, gestores do setor público podem inscrever iniciativas para concorrer ao 8º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública – Prêmio A3P. A ação pretende reconhecer o mérito de ações de órgãos e entidades que contribuem para a sustentabilidade ambiental das atividades públicas.

Nesta edição, são cinco categorias: gestão de resíduos (1); uso sustentável dos recursos naturais (2); inovação na gestão pública (3); destaque na rede A3P (4); e combate ao lixo no mar (5). Essa última é considerada uma categoria especial e aberta à concorrência para qualquer instituição pública. Para as demais categorias, é preciso ter termo de adesão vigente com o programa (1 a 3) ou, no caso da categoria 4, ser cadastrado na Rede A3P ou possui adesão à A3P vencida.

A premiação ocorre a cada dois anos desde 2009. Ela estimula a implementação de ações inovadoras de gestão ambiental que contribuam para a melhoria do ambiente organizacional e do meio ambiente. Mais informações estão disponíveis no portal do Prêmio A3P.

O que é A3P
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que tem a proposta de estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. De acordo com a pasta, a adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente.

Ao seguir as diretrizes da Agenda, o órgão público protege a natureza e também consegue reduzir gastos. Há um portal da A3P com informações sobre como aderir e outros temas.

Fonte: Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério do Meio Ambiente
Foto: Divulgação/MMA