Rolândia desenvolve Projeto “Turismo Rural e Oportunidade de Negócio”

  • 13 de novembro de 2019

13/11/2019

O Projeto Turismo Rural e Oportunidade de Negócios, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo, tem como principal objetivo promover o turismo rural no município de Rolândia, de forma organizada e diversificada, por meio de capacitações e parcerias, visando o incremento da renda nas propriedades familiares e comunidades rurais, e o incentivo à produção associada ao turismo. Este Projeto conta o apoio da EMATER, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Câmara Técnica de Desenvolvimento Local do CODESE, COMTUR e Sindicato Rural. Em um primeiro momento, foram realizadas visitas às propriedades rurais, para levantamento de demanda quanto ao interesse em participar dos cursos de capacitação, e possível inserção do turismo rural como atividade econômica da propriedade.

Na sequência, serão realizadas atividades teóricas e práticas, para que os produtores possam se familiarizar com o tema. No dia 12 de novembro, terça-feira, foi realizado um encontro no Centro Cultural Nanuk, com a Palestra Introdução ao Turismo Rural, ministrada pela turismóloga da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Flávia Galbero Costa. No dia 14 de novembro, quinta-feira, os integrantes farão uma visita técnica à Comunidade Doze Tribos, em Londrina, e conhecerão, na prática, uma experiência bem sucedida de turismo rural, com foco na alimentação, agricultura orgânica e venda de produtos associados. E, no dia 20 de novembro, quarta-feira, os agricultores participarão do Seminário Regional de Turismo Rural, em Sertaneja, onde assistirão a palestras, poderão conhecer outros produtores do Paraná, que já trabalham ou têm interesse em trabalhar com o turismo rural, trocar experiências e ampliar ainda mais o seu conhecimento.

Serão promovidos, ainda, no decorrer do próximo ano, cursos de produção artesanal de alimentos, artesanato rural e outros de interesse dos produtores, em parceria com o Sindicato Rural e SENAR.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a turismóloga Flávia Galbero Costa, pelo telefone (43) 3255-5516 (Museu Municipal), das 8h às 17h.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação da PM de Rolândia