Municípios podem se inscrever no Pacto da Infância Segura

  • 5 de novembro de 2019

Os municípios interessados em participar do programa Pacto da Infância Segura, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, ainda podem fazê-lo. Para aderir, basta os municípios formalizarem seu interesse pelo email [email protected]

Até agora 50 municípios assinaram o termo de manifestação de interesse para a implantação do Pacto, entre eles Ibiporã, Pitangueiras e Porecatu. A meta é envolver o maior número possível de municípios na força-tarefa para efetivar uma grande rede de proteção às crianças e adolescentes do Paraná.


“O Pacto pela Infância Segura é uma ação muito importante para garantir a proteção de crianças e adolescentes. Ele prevê o desenvolvimento de ações conjuntas, integradas e articuladas entre a secretaria e os municípios paranaenses, para a prevenção e combate aos crimes praticados contra esse público, que deve ser protegido com prioridade”, destacou o secretário estadual da Justiça, Ney Leprevost.

“É importante que os prefeitos sejam sensibilizados da necessidade de capacitação constante de seu corpo de servidores para atuarem como garantidores dos direitos das crianças e adolescentes, preparando-os, por exemplo, para detectar sinais de violência, preencher a ficha de relato espontâneo e realizar escutas especializadas em caso de violência”, disse o chefe do Departamento de Justiça da secretaria, Felipe Hayashi.

NA PRÁTICA – O Pacto pela Infância é uma estratégia interinstitucional criada para o desenvolvimento de ações integradas destinadas ao aprimoramento do sistema de garantias, à estruturação das redes de proteção e ao aperfeiçoamento do sistema de justiça, destinados ao atendimento e à proteção da criança e do adolescente vítima ou testemunha de crimes e, também, à prevenção e repressão dos crimes e violências contra elas praticados. Ao se integrarem ao Pacto pela Infância Segura os municípios assumem o compromisso de desenvolver as 12 ações prioritárias da Força-Tarefa.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias PR com edição da Assessoria de Comunicação da AMEPAR