Municípios da AMEPAR participam de Capacitação sobre Escuta Qualificada

  • 7 de outubro de 2019

Mais de 150 servidores das áreas de assistência social, educação e saúde dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema – AMEPAR, participaram da “Capacitação sobre Escuta Qualificada”. O evento que aconteceu na última sexta-feira, dia quatro, no Centro Cultural Nanuk, em Rolândia, foi organizado pela Associação em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Rolândia, e teve como objetivo ajudar os municípios a entenderem o novo modelo de atendimento determinado através da lei 13431/17.

O promotor de Justiça da Promotoria das Comunidades de Curitiba, Régis Rogério Vicente Sartori e Murilo José Digiácomo, especialista em Trabalho em rede e sobre o Sistema de Garantia de Direitos no atendimento específico à Crianças e Adolescentes, proferiram palestra. Com a nova lei, explicaram, o grande diferencial é que as crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência não serão mais obrigadas a  repetir a cada instância da apuração dos fatos, a história que as vitimou.

 As prefeituras terão de formar uma comissão multidisciplinar e capacitar os seus membros para, já no acolhimento do menor, levantar todas as informações e elaborar um relatório. “Assim o menor só vai precisar contar sua história uma vez. Isto vai evitar mais desgaste e sofrimento para a vítima”, avalia a secretária de Assistência Social, Patrícia Cobra.

Uma das expectativas com a nova lei é agilizar a tramitação dos processos, dando mais agilidade às ações de proteção das vítimas. Os números da violência contra crianças e adolescentes vem crescendo em todo o país. De acordo com a prefeitura, em Rolândia são registrados pelo menos 8 novos casos de violência, de variados tipos, contra crianças e  adolescentes, por mês. Hoje, só o CREAS acompanha 100 casos.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Cambé,  Zé do Carmo, representando a Associação; do prefeito de Rolândia, Doutor Francisconi; da Secretária de Assistência Social Patrícia Barros Cobra; da  Chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos Deise Tokano; do Presidente da Câmara, o vereador Alex Santana e de várias autoridades locais e regionais. Além de servidores e profissionais dos municípios da AMEPAR, a capacitação também contou com a participação de equipes de Apucarana e Assaí.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMEPAR, com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rolândia

Fotos: Assessoria de Comunicação de Rolândia