Museus da região da AMEPAR vão participar da 13ª Primavera dos Museus

  • 18 de setembro de 2019

Os museus de Cambé, Ibiporã, Londrina e Rolândia vão participar da  13ª Primavera dos Museus que será realizada entre os dias 23 e 29 de setembro em museus de todo o país. Museus e outras instituições culturais realizarão atividades que tenham o intuito de proporcionar às respectivas comunidades a reflexão, a discussão e a troca acerca do tema da edição. Neste ano o tema é: Museus por dentro, por dentro dos museus.

A iniciativa é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, segundo o Instituto, o tema escolhido tem por objetivo envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. À luz do incêndio que ocorreu no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018, a iniciativa pretende provocar um olhar mais atento para os bastidores das instituições museológicas, a fim de compreendermos como a tarefa de tornar possível a relação entre o museu, o público e os bens culturais se refere a uma série de ações cotidianas de caráter técnico e administrativo.

A CNM identifica a relevância da 13ª Primavera dos Museus como uma oportunidade para as instituições museológicas municipais demonstrarem os bastidores do seu trabalho às respectivas populações locais, fortalecendo assim a relação de pertencimento para com esses equipamentos culturais.

Os Municípios participantes podem utilizar os materiais de divulgação elaborados pelo Ibram, como, por exemplo, cartaz, folder e demais outros para redes sociais. Acesse o site da iniciativa para fazer o download desses arquivos.

Nesse ano estão previstas para acontecer 2.657 atividades culturais em 848 museus de todo o Brasil. Acesse aqui o guia completo da programação e conheça essas atividades, que foram propostas pelas próprias instituições realizadoras.

Compartilhe com a CNM e com a AMEPAR
O seu Município é um dos que participará da 13ª Primavera dos Museus? Compartilhe a experiência da realização da atividade que vai acontecer no seu Município por meio do e-mail:  [email protected] cnm.org.br e com [email protected]

Fonte: Agência CNM de Noticias , com informações do Ibram e da Assessoria de Comunicação da AMEPAR