Cursos virtuais gratuitos para profissionais de bibliotecas públicas estão com inscrições abertas

  • 17 de setembro de 2019

Profissionais de bibliotecas públicas, comunitárias ou populares dos países e cidades membros do Programa Iberbibliotecas podem participar de cursos virtuais gratuitos oferecidos pelo Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). A capacitação vai oferecer 900 vagas e os interessados podem efetivar a inscrição até o dia 2 de outubro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a participação.

A iniciativa faz parte da segunda convocatória anual de cursos virtuais gratuitos e vai disponibilizar seis cursos, que terão atividades entre os meses de outubro a novembro. As capacitações irão abordar temáticas como bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU; gestão e preservação do patrimônio digital; formação de usuários e alfabetização informacional; ferramentas pedagógicas para desenvolver processos de formação com formadores; design thinking para biblioteca e serviço ao cliente com foco no usuário.

Os interessados devem preencher formulário on-line, anexando os documentos solicitados no edital. Os candidatos devem ter, no mínimo, um ano de experiência profissional em bibliotecas, exceto bibliotecas escolares, de institutos educativos e de educação superior. Os alunos receberão certificado ao fim do curso.

Ao reconhecer a importância do estímulo à qualificação voltado ao fomento à leitura, no âmbito da gestão pública municipal de cultura, a CNM recomenda que os gestores públicos incentivem os bibliotecários e demais funcionários que atuam nas respectivas bibliotecas municipais a participarem dessa iniciativa. O Programa Iberbibliotecas é dirigido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) e coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC).

Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Buenos Aires, Medellín e Quito são os países e cidades membros do Programa Iberbibliotecas. Acesse o programa completo de cada um dos cursos virtuais no site do Iberbibliotecas. Dúvidas? Entre em contato com a área técnica de Cultura por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone: (61) 2101-6053.

Fonte: Agência CNM de Notícias