Curso do TCE em Londrina reúne mais de 500 servidores

  • 6 de setembro de 2019

Mais de 500 servidores públicos de  municípios de toda a região norte do Estado participaram do  curso sobre Contabilidade Pública, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná em parceria com a AMEPAR – Associação dos Municípios do Médio Paranapanema. O evento que aconteceu em Londrina no dia 5, lotou o teatro Mãe de Deus, e contou com a presença do presidente da TCE – PR, conselheiro Nelson Baptista.

Durante todo o dia os participantes puderam conhecer melhor as novas leis e tirar suas dúvidas com os especialistas do TCE. Os palestrantes falaram, entre outros temas, sobre a aplicação da contabilidade na prestação de contas das entidades jurisdicionadas ao TCE-PR; os principais impactos dos registros contábeis no Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) e a consolidação das demonstrações contábeis, os indicadores fiscais e os demonstrativos contábeis sob o prisma patrimonial.

O conselheiro enfatizou a determinação do TCE de investir na capacitação dos quadros dos municípios para reduzir as possibilidades de erros nas prestações de contas. “Acreditamos na boa fé dos gestores, por isso a importância da Escola de Gestão do TCE. Compreendemos as dificuldades dos municípios, principalmente dos menores, e estamos abertos a consultas e para assessorar em casos de dúvidas sempre que precisarem. Mas vamos continuar cobrando e fiscalizando”, alertou.

Representando a AMEPAR, o vice- presidente da associação, Marcos Voltarelli, prefeito de Alvorada do Sul elogiou o trabalho da Escola de Gestão e do Tribunal de Contas. “Nossas equipes tem se sentido mais seguras e se sentindo mais bem preparadas para prestar contas e gerenciar as tantas demandas dos seus municípios.”, afirmou. Só este ano os cursos do TCE já atingiram 27 mil servidores.

Participaram da abertura do evento o deputado estadual  Tiago Amaral, o conselheiro do TCE, Durval Amaral; os prefeitos de Cambé, Zé do Carmo;  de  Cafeara, Oscimar Sperandio; de Lupionópolis, José Antônio  Gerônimo;  de Prado Ferreira, Silvio Damaceno; de Guaraci, José Carlos Toloi e de Primeiro de Maio, Bruna Casanova; além de várias autoridades municipais.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação da AMEPAR