Força-tarefa vai agilizar projeto de duplicação da PR 445 até Mauá

  • 22 de agosto de 2019

Uma força-tarefa começou a atuar para que o projeto de duplicação da PR 445, de Irerê a Maua da Serra, fique pronto o mais rápido possível. A informação foi dada pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, na reunião desta terça-feira (20), na SEIL. Segundo os deputados Tiago Amaral, Tercilio Turino e Luiz Claudio Romanelli o termo de referência para a duplicação do trecho de 50 km está pronto, o que vai permitir o prosseguimento do processo de licitação.

O objetivo da reunião foi viabilizar e agilizar o projeto e as obras de duplicação da rodovia, devido à importância dela para a região. Participaram representantes de 14 entidades e instituições, além de deputados federais e estaduais e do superintendente Regional Norte do DER, Marco Aurélio Sguario.

“Nesse momento os técnicos do DER começam as tratativas junto ao BID para a abertura do edital para contratação do projeto de duplicação que poderá ser dividido em dois lotes para agilizar: de Irerê a Tamarana e de Tamarana a Mauá da Serra”, explicou Sandro Alex.

Segundo ele, a meta é lançar o edital até o final de setembro. “Recurso não é o problema. Nós precisamos é correr contra o tempo. A licitação e a contratação do projeto demoram muito e a gente queria finalizar até o final do ano que vem para daí licitar a obra”, acrescentou. De acordo com os técnicos do DER, o projeto para o trecho de 52 km demora cerca de um ano.

Tanto o projeto como a obra podem ser executados com recursos do BID. A estimativa de custo do projeto entre R$ 5 e R$ 6 milhões e a obra ficaria em aproximadamente R$ 300 milhões. “O projeto do BID está aprovado até 2022, então, temos que fazer a obra neste prazo. Incialmente se fala em um ano para concluir um projeto como esse. A gente está tentando baixar para oito, dez meses para ganhar tempo”, afirmou Sandro Alex. 

Para o deputado Tiago Amaral “O BID já dispõe de uma classificação de empresas pré-selecionadas que podem apresentar as propostas, o que vai agilizar o processo. É o caminho mais rápido”, afirmou. A comissão realiza reuniões mensais para tratar das obras prioritárias para Londrina e região.  

Para o presidente da Associação Comercial do Paraná, Fernando Moraes “Hoje Londrina está muito mais ligada à São Paulo e tem tudo a ver com a logística. Há muito tempo estamos nessa batalha para a duplicação da PR 445. Com a Comissão de Infraestrutura a sociedade civil organizada está sendo valorizada”, afirma Fernando Moraes, presidente da ACIL.  

Em andamento – A duplicação de 15 km entre Londrina e Irerê está em andamento com conclusão prevista em julho do ano que vem.  A obra está sendo realizada com recursos do Governo do Paraná pelo Consórcio ED – formado pelas empresas Enpavi e DP Barros -,  de São Paulo, com valor de R$ 93 milhões. Além da duplicação, estão sendo construídas alargamento de ponte, interseções, vias marginais, trincheiras e viadutos. 

Comissão de Infraestrutura

Por meio do trabalho da Comissão, criada em julho de 2017, foram conquistadas importantes obras de infraestrutura e logística, como a duplicação da PR-445, entre Londrina e Irerê, uma antiga reivindicação regional; além da conclusão do novo projeto do Contorno Norte e as três passarelas na PR 445, em Cambé e Londrina.

Atualmente  integram a comissão o deputado Tiago Amaral, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB também se uniu à comissão.

Fonte: Assessoria do deputado Tiago Amaral com edição da Assessoria de Comunicação da AMEPAR