Ibiporã, a cidade que é um museu a céu aberto!

  • 30 de julho de 2019

Às vezes, estamos tão acostumados com algumas coisas que nem percebemos que temos um belo destino turístico quase dentro de casa. Bem do ladinho de Londrina, a cerca de 15 km, está uma cidade linda e encantadora: Ibiporã.

A cidade tem uma arquitetura peculiar, margeada pelo Rio Tibagi, foi a casa do grande artista Henrique Aragão, possui uma riqueza cultural imensa com atrativos únicos, artesanato de qualidade que viaja o mundo todo e ainda abriga um parque estadual que é uma maravilha para passar o dia.

Espalhadas pela cidade encontramos muitas obras de arte que estão em áreas públicas como jardins, praças e até na entrada da cidade. Um exemplo é a Praça Pio XII que abriga várias obras de Henrique Aragão e uma obra de Letícia Faria.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz foi toda construída em blocos de concreto na década de 1950, com arquitetura no estilo romano. Ela tem vitrais vindos da Itália e conta com lindas pinturas, afrescos e esculturas de Henrique Aragão, um dos mais importantes artistas Sacros do Brasil.  

O Centro de Artesanato é passagem obrigatória. Nele é possível encontrar produtos da economia solidária feitos artesanalmente e com qualidade garantida pelo selo TOP100 do Sebrae. Ainda falando em artes, vale a pena conhecer a casa do artista sacro Henrique Aragão. Seu ateliê está aberto a visitação com suas ferramentas e muitas curiosidades sobre o artista. O local abriga muitas esculturas e objetos pessoais de Aragão, uma imersão cultural e cheia de curiosidades históricas. 

Ibiporã tem também um museu que é uma delicia pra visitar, relembrar os tempos áureos dos barões do Café e ainda matar a saudade daquela época. Ele ocupa uma antiga estação ferroviária que foi responsável pela chegada dos pioneiros. A exposição permanente conta com colaboração da própria comunidade que cedeu acervos. O espaço do museu abriga também as casas históricas dos ferroviários. 

Depois desta imersão cultural, que tal um belo passeio por um parque com trilhas leves, muitas árvores lindas e ainda espaço pra piquenique!? Este parque é um dos tesouros de nossa região, pouco explorado e cheio de surpresas, lindas paisagens e ainda com estrutura básica para receber como quiosques e banheiros. Ah, vale lembrar que é necessário levar suas próprias comidinhas para aproveitar o máximo sua experiência neste local. 

Informações/ Contatos

Roteiro das obras de arte em áreas públicas :  Informações: 43 3178-0216 ou 3178-0215

Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz : Endereço: Rua 1º de Maio, 350 Informações: 3158-3003

Centro de Artesanato de Ibiporã : Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Endereço: Av. Dom Pedro II, 368. Informações: 43 3178-0215

Casa do artista sacro Henrique Aragão. Endereço: Rua 1º de Maio, 224. Informações: 3178-0233/ 3178-0215

Museu do Café : Endereço: Av. Prefeito Mário de Menezes, 1113 Informações: 43 3178-0392

Parque Estadual de Ibiporã : Endereço: BR 369 s/n – Acesso pela estrada da APAE. Informações: 43 3258-1705 – Necessário agendamento.

Fonte: O Londrinense – Texto: Telma Erloza com edição da Assessoria de Comunicação da AMEPAR

Fotos: Acervo da Fundação de Cultura de Ibiporã / Prefeitura