Prefeituras podem concorrer ao Prêmio Nacional da Biodiversidade

  • 26 de julho de 2019

As inscrições para a 3ª edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), estão abertas até 22 de outubro. O prêmio tem o objetivo de valorizar ações, iniciativas e projetos que contribuam para melhorar o estado de conservação das espécies da fauna e flora brasileiras.

O edital contempla seis categorias: sociedade civil, empresas privadas, iniciativas comunitárias, academia, órgãos e empresas públicas e imprensa. Para as cinco primeiras, serão avaliados o foco do projeto, a efetividade quanto ao estado de conservação da espécie, os impactos ambiental e social causados pela ação e a inovação.

Na categoria Imprensa, podem concorrer reportagens veiculadas até dois anos antes da publicação do edital (12 de julho de 2019) que influenciaram ou impulsionaram ações voltadas para a conservação da biodiversidade. Será levado em conta, também, o alcance da publicação. O edital completo da premiação está disponível on-line.

Cada categoria terá três finalistas. A escolha dos vencedores será feita pela comissão julgadora. O anúncio ocorrerá em 22 de maio de 2020, durante evento comemorativo do Dia Internacional da Biodiversidade, em Brasília. As iniciativas finalistas também concorrerão ao prêmio especial Júri Popular, cujo vencedor será eleito por votação eletrônica.

Os finalistas que residam fora de Brasília receberão traslado e diárias para enviar um representante à cerimônia de premiação. Todos receberão certificado de participação, e os vencedores ganharão o troféu do Prêmio Nacional da Biodiversidade.

Fonte: Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério do Meio Ambiente